Apesar do título deste vídeo o objetivo hoje aqui não é colocar frente a frente os dois profissionais. Mas sim, tratar de um assunto interessante e até polêmico. Afinal de contas, se o engenheiro é quem dá as ordens na obra, sempre dizendo se o serviço tá bom ou ruim e exigindo 100% de finalização, ele não deveria ser capaz de fazer melhor que os funcionários?
É aquele famoso questionamento: "faz melhor, doutor, você não é o bonzão?" Pois é, muita gente não entende a incumbência de um engenheiro e diz que este profissional não sabe fazer nada, além de dar ordem! Não sabe bater um prego e os operários é que fazem a obra acontecer!
Vamos entender essa relação e a importância de cada função no canteiro de obras!
Para começar, vamos definir os papéis de cada um. O engenheiro civil é responsável por projetar, planejar e gerenciar obras. Já o pedreiro é o especialista que executa o serviço, colocando em prática os planos do engenheiro. Os pedreiros e outros profissionais da obra, como carpinteiros, eletricistas, encanadores, são aqueles caras que põem "a mão na massa".
Traço de concreto para atingir 30MPa, no mínimo!Mas será que o engenheiro precisa saber pôr a mão na massa também? Existem argumentos contra e a favor dessa ideia de que o engenheiro precisa ser uma espécie de "super pedreiro" com diploma de nível superior, o cara que não precisa provar nada pra ninguém, mas sabe fazer o trabalho braçal melhor que o peão. Será?
Afinal é o cara que vive apontando os erros dos operários e dizendo como quer que o trabalho fique. Esse cara que tanto dá ordens no mínimo deve saber mais como se faz do que o cara que realmente tá suando a camisa, não é mesmo?
Pelo menos é o que muita gente pensa quando fala "ah, mas você é engenheiro e não sabe fazer isso?"
Eu sei, se você que tá aí do outro lado é engenheiro já deve ter passado por isso! Sabe aquela reunião de família que te deixa cabisbaixo por não saber empunhar uma furadeira ou bater um prego na parede? Bom... talvez não seja o seu caso, mas eu já passei por algo semelhante e esta é uma sensação chata que te faz questionar: será que eu estou na profissão certa mesmo?
É no mínimo contraditório, vê se você não concorda comigo. A vida do cara é pautada em construção de edificações, mas ele não é capaz de se virar sozinho pra fazer um serviço simples que um profissional de baixíssimo nível de instrução faz. Como é que eu estou estudando pra ser engenheiro e não sei nem como tirar um vazamento na instalação hidráulica da minha casa?
A propósito, eu, Josiário, sei fazer essas coisas de casa, mas quando é algo que consome muito o meu tempo eu prefiro pagar mesmo. Assim, eu posso me dedicar a outras coisas, tipo escrever roteiro para algum vídeo ou estudar mais sobre engenharia diagnóstica ou teoria das estruturas. Eu penso desta forma, não tenho nada contra quem pensa diferente.
Outro exemplo um pouco fora do contexto da engenharia, mas servirá para entender. Eu odeio lavar carro, acho isso a maior perda de tempo quando eu posso pagar alguém pra fazer isso. Mas pra quem gosta talvez não seja uma perda de tempo. Pode ser até uma forma de meditação ativa. Por que não?
Mas tem pessoas que acham que o engenheiro deve saber fazer e não apenas saber mandar fazer. E tem pessoas que dizem que não, que o engenheiro não tem obrigação nenhuma de saber executar nada, pois ele tem os subalternos pra fazerem isso pra ele.
Vamos primeiro olhar para o lado a favor. Ter conhecimento aprofundado sobre o trabalho do pedreiro pode ajudar o engenheiro em várias situações, como:
Comunicação
Entender a linguagem e as técnicas utilizadas pelo pedreiro facilita a comunicação no canteiro de obras. Se você é aquele engenheiro de escritório que nunca pôs o pé numa obra você dificilmente vai saber passar uma mensagem com clareza ou entender o que é dito lá no canteiro.
Pode ser que você entre na obra pedindo pra "peãozada" fazer uma prospecção geotécnica no subsolo ou peça para colocarem mais armadura negativa onde a curva do momento fletor ultrapassa a linha neutra. Que mico hein, doutor?! E vá por mim, tudo na vida precisa de equilíbrio. Quando ficamos tempo demais numa só realidade, a gente adquire vícios de linguagem que podem levar a erros.
E aí, você sabe Como falar com o pedreiro?
Supervisão
Saber o que está acontecendo na execução permite uma supervisão mais eficaz e evita erros. Então se o peão estiver batendo um prego errado o engenheiro tem que ser capaz de identificar, pois isso pode prejudicar o trabalho. É claro que na prática já tem o encarregado pra fazer essa supervisão mais detalhada.
Só que o encarregado pode também não ser um cara proativo. Aí é bom que o engenheiro responsável dê um rolé de vez em quando no ambiente operacional. Vou te dar um exemplo dessa importância do engenheiro. Caso vocês não saibam, vou relembrar que sou engenheiro concursado de uma empresa de saneamento e faço fiscalização de obras públicas de sistemas de abastecimento de água.
Reservatório com base de concreto, o meu erro
Patologias num fuste de concreto
Certa vez, em uma destas fiscalizações, o colega engenheiro civil da empresa que eu tava fiscalizando conseguiu identificar que o seu encarregado estava cortando pela metade os rolos de tubo PEAD para facilitar o trabalho de sua equipe. Pra quem não sabe, PEAD é uma sigla para um tipo de tubo bastante resistente e pesado.
Os rolos eram de 50m e o pessoal da obra começou a cortar para facilitar o manuseio. Porém, o colega engenheiro sabia que isso iria requerer o dobro da quantidade de luvas de pressão para unir uma parte de 25m com outra, quando fosse assentar o tubo na vala. E esta conexão chamada luva de pressão custa no mínimo 200 reais, cada.
Imagine aí, 10km de rede de distribuição e 1 luva dessa a cada 25m ao invés de ser a cada 50m. Um aumento absurdo no custo da obra. Ainda bem que o engenheiro viu isso a tempo e mandou parar logo no início antes que cortassem mais tubos.
Resolução de Problemas
Quando surgem imprevistos, um engenheiro que conhece a prática pode encontrar soluções mais rapidamente. Um exemplo disso foi quando estive fiscalizando uma obra de sistema de abastecimento de água e percebi que os encanadores estavam assentando o tubo de forma incorreta e isso poderia causar inúmeros vazamentos após o serviço pronto, na fase de teste da rede.
Os caras estavam passando lubrificante demais tanto na bolsa de um tubo por cima do anel quanto na ponta do outro tubo e fazendo o encaixe dos tubos sem girar a ponta. Quem trabalha assentando tubo sabe muito bem do que estou falando.
Como se diz na obra, isso faz morder o anel de borracha, e este não vai cumprir mais a sua função, que é de vedar e vai ocorrer o vazamento. Logo, pedi para pararem e corrigirem a forma de trabalhar.
Importância de uma vistoria de vizinhança
Agora, vamos ver o outro lado. Existem também argumentos contra a ideia de que é obrigação do engenheiro saber o que o pedreiro faz:
Primeiro de tudo,
Foco Diferente
O engenheiro deve se concentrar em cálculos, planejamento e segurança, enquanto o pedreiro é o especialista na execução.
Formação Especializada
Cada um tem sua formação específica, e o engenheiro deve confiar no pedreiro para a execução do trabalho. Hummm... será mesmo? Não concordo muito com essa idéia. Até porque, existem pedreiros e pedreiros.
Alguns profissionais buscam a técnica correta de fazer as coisas e outros querem apenas ganhar o dinheiro, pouco se importando com a qualidade do serviço. Não vou confiar em pedreiro nenhum até que esse cara conquiste a minha confiança, mostrando com o tempo que ele trabalha sério.
Eficiência
Se o engenheiro se distrai com tarefas práticas, pode acabar perdendo o foco no gerenciamento da obra." Isso daqui eu concordo. Quando digo que um engenheiro precisa saber o que o pedreiro sabe e mais ainda do que o pedreiro, isso não quer dizer que ele precisa fazer o trabalho do pedreiro.
Ele precisa saber pra poder gerenciar, mas enquanto uma maioria faz o trabalho braçal é necessário uma minoria com visão panorâmica do processo para coordenar tudo.
No final das contas, a relação entre engenheiros e pedreiros é fundamental para o sucesso de um projeto. Embora não seja uma obrigação, o conhecimento mútuo pode enriquecer o trabalho de ambos.
E já que estamos falando da relação entre engenheiros e pedreiros, deixo a seguinte sugestão de vídeo para assistir, que é sobre os 5 erros que a maioria dos pedreiros já cometeu. Depois eu faço sobre os erros dos engenheiros, fica tranquilo!
E você, o que acha? Deixe sua opinião nos comentários!
0 Comentários