Reservatório com base de concreto, o meu erro

    Essa é a história de como eu, engenheiro civil formado a mais de 10 anos , pós graduado, vários serviços no currículo (laudos, projetos e consultorias), cometi um erro que me custou um acréscimo de mais de 10% no valor total de minha obra.

 Como tudo começou...

    Tenho um sítio na zona rural da cidade de Feira de Santana, onde moro. A concessionária de água daqui desta cidade não consegue atender satisfatoriamente a demanda de água daqui do meu bairro. Principalmente se esta demanda não é só para abastecimento humano. Aqui eu crio alguns animais. Por isso, resolvi perfurar um poço para atender não apenas a minha propriedade, mas também o meu pai e os meus irmãos. 
    É muito comum no nordeste a perfuração de poços artesianos para captação de águas subterrâneas. Já ouvi dizer que essa prática é rara em estados como Minas Gerais devido à fartura de águas superficiais por lá (rios, lagos, etc.). 
    Inclusive, aqui no nordeste, existe uma metodologia simples para encontrar o local certo de perfurar um poço, utilizando-se apenas uma forquilha feita com galho de pé de goiaba. Já fiz, é testado e aprovado. É o que mostro no vídeo abaixo.


    Mas, o que vem ao caso mesmo é "o que fazer depois que já temos o manancial para captação da água?". Precisaremos instalar um equipamento de bombeio para elevar a água do manancial até um reservatório e deste a água será distribuída através da força da gravidade.
    Um reservatório poderá abastecer muita ou pouca gente a depender de sua capacidade e esta vai depender da vazão do poço. Não podemos controlar a vazão do poço. Tudo que podemos fazer é contratar um bom técnico para fazer um teste geofísico antes da perfuração. É esse teste que vai locar o melhor ponto para fazer a perfuração. Assim aumentamos as chances da empreitada dar certo!

    Uma pequena pausa para sugestões de leitura que possam te interessar! Já que está lendo sobre uma construção em concreto, sugiro as seguintes leituras:
    O teste geofísico também é capaz de te dar um estimativa com certo grau de acerto acerca da salinidade da água e profundidade aproximada para encontrar água. Isso é maravilhoso, mas como eu não podia me dar o luxo de errar, ainda fiz o teste da forquilha, só pra garantir!
    Bom... poço locado, veio a hora da perfuração. De acordo com o teste geofísico, eu poderia perfurar de 17 até 130 metros. Fiz uma previsão média de 80 metros. Com 15 metros o pessoal da perfuração disse que já encontrou água. Pedi que completasse os 80 metros. Quanto mais fundo, mais vazão! Beleza, conseguimos aproximadamente 3.500 litros por hora de água de boa qualidade!

O reservatório...

    Agora sim, o momento da construção da base elevada do reservatório. Esse está dando trabalho, pois é uma estrutura de concreto que deverá suportar uma caixa d'água de 20.000 litros. Isso pesa pra caramba!

    Achei que fosse perguntar. Sim, é claro que tenho um projeto estrutural a seguir. Pois o projeto estrutural é seguro, basta segui-lo! Porém, antes de fazer uma viagem a trabalho para outra cidade, fui passar orientações para o pedreiro. Tirei o esquadro junto com ele e interpretei o projeto tirando todas as dúvidas do cara. Aliás, tenho vários vídeos no meu canal mostrando como tirar esquadro com perfeição. Mostro a teoria e a prática. Sugiro pra começar, que assista. Veja:



    Voltando ao assunto, o pior aconteceu quando retornei de viagem, pois o projeto prevê pilares de 20cm x 20cm de seção transversal. Isso significa que os estribos de bitola 5.0mm devem ter 14cm x 14cm, prevendo os 3cm de cobrimento de concreto para cada lado. Prevê também uma armadura longitudinal de pilares com bitola de 12.5mm. 

Quase um desastre...

    Você acredita que o pedreiro achou por bem fazer os estribos com 20cm x 20cm? Mesmo com o projeto em mãos e com toda explicação que dei! Neste caso, o pilar terminará com 26cm após a concretagem. Só não foi um desastre porque foi para mais! Se fosse para menos eu teria que providenciar um reforço estrutural ou reconstruir. Dessa forma, já ficou tudo reforçado! rsrs... só rindo, porque o bolso chora!
    E a moral da história é que "na casa de ferreiro só tem espeto de pau". Faço projeto para os outros e nada sai do combinado, entrego resultado conforme esperado e muita gente até se surpreende de forma positiva. Porém, quem nos paga pra ficar em casa cuidando do que é nosso? 
    Se eu estivesse no pé do pedreiro isso não teria acontecido, porém isso não era uma opção já que eu estava viajando pra fiscalizar outras obras. E por estas eu estava recebendo dinheiro! O trabalho remunerado é a prioridade! E também uma responsabilidade maior! Podemos errar com nós mesmos, mas jamais com quem paga pelos nossos serviços! Não foi o que o meu pedreiro pensou, obviamente...
    No caso do meu reservatório, reconstruir também não é uma opção depois que a obra já está num determinado ponto.
    Bom, apontar erros de construção é minha especialidade. Apontar soluções também, pois tenho especialização em engenharia diagnóstica, patologias e perícias na construção civil. É preciso muito conhecimento para isso. Precisando de um laudo técnico, consultoria em sua obra, reforço estrutural eu sou a melhor solução. Sem exagero, sou bom no que faço! Entre em contato através do meu formulário e me conte o seu problema!

Postar um comentário

0 Comentários