Viga alavanca, o que é isso??

Toda vez que você for construir "coladinho" com um terreno vizinho e precisar de executar sapatas bem nesta divisa você terá que ter cuidado, muito cuidado! Neste caso, você terá pilares excêntricos.

Excêntrico? O que é isso, Josiário? É pilar "estranho"? 

Não, não. É apenas o pilar que não "nasce" no meio da sapata. Isso é perigoso, pois desta forma a sapata tende a sofrer uma reação do solo chamada de momento. Como todo mundo sabe que "a toda ação corresponde uma reação", quando a sapata (fundação) exerce uma força sobre o solo (o peso dela, no caso), este solo vai reagir exercendo uma força contrária na mesma direção sobre a sapata.

Se o pilar estivesse no centro da sapata, a reação do solo sobre esta seria simplesmente uma força ao longo do eixo do pilar. Até aí, tudo bem! O pilar é feito para isso! Na verdade o pilar é feito para descarregar os esforços solicitantes da edificação nas sapatas e estas descarregarão sobre o solo. 

Mas agora estamos falando das reações, que devem seguir a mesma direção, porém em sentido oposto. 

No caso em questão do pilar que não está no centro da sapata, esta reação tende a causar uma rotação em torno do ponto onde pilar e sapata se encontram. Ou seja, teremos um esforço solicitante que chamamos na engenharia de momento de uma força.

Como o pilar é concretado formando uma peça única com a sapata (chamamos de estrutura monolítica), esta reação do solo é transferida ao pilar. Não aconteceria isso se o pilar fosse separado da sapata. Se os dois fossem moldados separadamente o esforço de rotação da sapata não seria transferido para o pilar. 

Ok, o que acontece neste caso?

Acontece que pilar não é um elemento estrutural concebido para ser solicitado desta forma. Pilar é feito para receber cargas ao longo de seu eixo, comprimindo-o. Qualquer carga aplicada ao pilar que saia deste eixo deve ser prevista em um cálculo e não deve exceder esse limite previsto.

Só que o problema aqui é que teremos pilares de divisa na construção. E se tem pilar de divisa, tem pilar excêntrico. Como que faz pra resolver isso?

Simples demais! Utiliza-se uma viga alavanca. A viga alavanca é aquela que "nasce" na lateral da sapata e "morre" na sapata oposta. Veja bem, não é viga baldrame! Viga baldrame vai de um pilar a outro, "nasce" no pilar. Viga alavanca é na lateral da sapata, senão não funciona!


É como se a viga alavanca criasse uma força de rotação oposta àquela que pode prejudicar o pilar de divisa (e consequentemente a estrutura total da edificação).


E se você prefere assistir vídeo, dá uma olhada no vídeo abaixo. Pode ser que te ajude a entender melhor esse assunto.




Pronto, agora você já sabe o que é viga alavanca e qual a importância dela. Se tiver alguma dúvida, entre em contato comigo! 

Opa, opa, se você chegou até aqui é porque gosta desses assuntos de obra. Então vou deixar mais algumas sugestões de leitura:


Se estiver precisando de um projeto estrutural, laudo técnico ou consultoria para sua obra, não deixe de me procurar! Podemos bater um papo sem compromisso nenhum!

Postar um comentário

0 Comentários