Traço de concreto para atingir 30MPa, no mínimo!

O traço é só o começo...

    De antemão devo deixar bem claro que não adianta usar um traço forte se você não trabalha direito. Ou seja, o concreto não vai atingir a resistência máxima possível se você não sabe "virar" a massa, se você coloca água demais na massa, se você não faz o adensamento (vibração, que também não pode ser exagerada, senão cria ninhos de concretagem), se você não respeita as medidas de areia e brita para um saco de cimento, se você usa brita com muito pó (os chamados finos) ou com muita matéria orgânica. Entre outros fatores...

    É obvio que quanto mais cimento, melhor! Não tenha dúvida disso. Quanto menos água melhor pra resistência final do concreto. Um concreto que parece mingau pode ser bom para a trabalhabilidade (já ouviu falar de slump test?), mas vai ter a resistência diminuída. 

    No entanto, também existe uma quantidade mínima de água para que o concreto não fique "farofado". Isso é igualmente prejudicial para atingir os "MPa" mínimos. rsrs...

Toda regra tem exceção     


Isso não se aplica a tudo. Quem fabrica blocos de concreto sabe do que eu estou falando! Assiste ao vídeo abaixo, onde mostro o funcionamento de uma máquina de blocos do tipo poedeira, que você vai entender! Mas não agora, clica no vídeo e pausa pra assistir depois. Vamos continuar nosso bate-papo produtivo aqui.


    O famoso traço 3 para 1 que a maioria dos pedreiros nem sabe descrever direito, não é nada mal! Eu digo que não sabem porque sempre misturam unidades de medida. Mas quem convive com a galera de obra consegue entender. Na dúvida utilize este traço... Na verdade, não se permita ter dúvida!
 
    Vou deixar abaixo uma recomendação de traço excelente para atingir a resistência aos 28 dias de 30MPa. Mas tenha em mente tudo que te falei. Volto a lembrar, não adianta muito um traço forte sem os devidos cuidados já citados.

  • 1 saco de cimento para 53 litros de areia, para 53 litros de brita (1 ou 2) para 24,5 litros de água. O rendimento por saco de cimento será de 129,2 litros de concreto.
  • Este mesmo traço "em peso", correspondente: 1 : 1,63 : 2,94, que quer dizer 1kg de cimento para 1,63kg de areia para 2,94kg de brita.
  • Um lembrete, não adianta usar carro de mão! Você tem que fazer padiolas na medida certa!


    É um traço forte pra caramba, mas lembre-se que atende a a todas as exigências de resistência para as estruturas de concreto. Por exemplo, o concreto da sapata tem que ter um valor maior de MPa do que o concreto dos pilares e das vigas. 

    Este traço atende! Logo, se quiser economizar mais no cimento, faça isso do arranque para cima. Mas, com consciência, pois não estou falando que o concreto pode ser fraco! Só menos forte! rsrs...
    
    Outra coisa importante, você está deixando cobrimento de concreto suficiente nas armaduras? Por favor, não negligencie o cobrimento de concreto. É algo importantíssimo cujos efeitos a longo prazo são bastante evidentes. Aqui é onde entra a necessidade das cocadas.

Cuidado com os maus profissionais

    Mas não esqueça: é sempre bom ter um profissional habilitado e qualificado para te orientar! Obra não é brincadeira, já vi muita gente parar de construir por falta de dinheiro para continuar. Sabe o que é isso? Falta de planejamento do dono??? Não! Claro que não! É falta de gente qualificada pro trabalho, pondo tudo a perder e enganando o proprietário! Não é culpa do dono da obra.

    Infelizmente alguns profissionais só têm lábia pra fechar negócio, mas não tem compromisso pra trabalhar com qualidade e honestidade. Eu sei disso porque também já fui vitima e, provavelmente, você também já foi!

    Infelizmente também os efeitos devastadores de uma obra mal executada só aparece com o tempo. Por isso mesmo, até a nota de um profissional pode ser boa se quem estiver avaliando for uma pessoa leiga no assunto de construção.

    E depois que aparecem os manifestações patológicas nas edificações só na justiça mesmo pra forçar os construtores de meia tigela a corrigirem as falhas deles. E é aí que algumas pessoas me procuram, pois sou especialista em fazer laudos técnicos, peça fundamental de defesa do consumidor quando o problema chega até um juíz de direito.


Vai construir ou reformar? Se você é da cidade de Feira de Santana, na Bahia, ou proximidades, entre em contato comigo procure saber quais as soluções que eu posso te oferecer para diminuir suas dores de cabeça futuras.

Postar um comentário

0 Comentários