Qual a importância da cocada na obra? Não... não estou falando de receita de doce. Cocada também é um "apelido" que se dá a um tipo de espaçador de armadura que é feito com argamassa.
Os espaçadores também podem ser de plástico, metálico, podem ser vendidos no mercado, ou até feitos na obra com argamassa. Neste caso, ficam parecendo aqueles doces de coco, resultando daí o nome engraçado.
Uma das principais proteções contra a corrosão de armadura é o cobrimento, que é uma espessura de concreto que envolve o aço isolando-o do meio externo.
O aço não pode de jeito nenhum ficar encostado na fôrma e ser concretado nesta posição. Se isso acontecer, a peça de concreto fica sem cobrimento, expondo a armadura diretamente aos agentes causadores de corrosão.
Dependendo da classe de agressividade do ambiente e da peça a ser concretada, a norma brasileira NBR-6118 recomenda determinados valores de cobrimento. No caso de Feira de Santana, são 3,0 cm de cobrimento mínimo para vigas e pilares, e 2,5 cm para lajes.
Isso porque esta cidade tem classe de agressividade II (moderada, ambiente urbano).
Dica de obra: muita gente coloca o espaçador entre a fôrma de madeira e a armadura longitudinal, que é aquela principal que fica ao longo do comprimento da peça a ser concretada. Está errado!
O certo mesmo é colocar o espaçador entre a fôrma e a armadura mais externa. No caso de viga e pilares, são os estribos as armaduras mais externas.
Existem vários tipos de espaçadores de armadura, além das pastilhas argamassadas, que são as cocadas de que falei.
Tem cadeirinha (primeira figura acima), caranguejo, espaçador linear, circular, etc. Cada um com uma função, que pode ser a de separar o aço da fôrma ou até separar armaduras positivas de negativas, que é o caso do caranguejo (veja a figura abaixo).
O importante mesmo é não deixar os elementos do concreto armado saírem da posição determinada em projeto. Isso é um dos passos para manter o concreto armado livre de manifestações patológicas, as quais combatemos com a Engenharia Diagnóstica.
Bom... o assunto é curto, mas é importante. Só o fato de utilizarmos certinho os espaçadores já pode assegurar uma maior vida útil para o concreto armado.
Muita gente negligencia este detalhe na obra e depois isso se reflete negativamente na qualidade da estrutura de concreto.
Qualquer dúvida, consideração ou sugestão, comente abaixo ou entre em contato pelo meu formulário.
0 Comentários