Já precisou recuperar alguma laje, pilar ou viga de concreto? Saiba que se não fizer direito pode "dar ruim" pra sua obra!
Vamos direto a um exemplo.
Digamos, por exemplo, que o elemento a recuperar seja uma laje que está "desplacando" (soltando os pedaços).
Siga os passos abaixo, pois sou perito nisso. Inclusive se precisar de uma consultoria é só entrar em contato comigo através deste formulário.
Posso fazer um orçamento sem compromisso para diagnosticar, reforçar ou reparar a estrutura de sua edificação!
O primeiro passo é isolar a área. Tira todo mundo de perto, imediatamente! Depois deve-se escorar adequadamente o elemento.
Em seguida, com auxílio (ou não) de uma "maquita" (serra mármore) deve-se delimitar a área de concreto a ser removido em volta do aço que sofreu corrosão.
Mas o desenho deste corte não deve ser com formas arredondadas, deve-se cortar em formas retangulares (formando arestas), tal como mostra a figura abaixo.
A remoção do concreto será feita com marreta, talhadeira e ponteira. Evitar retirar camadas sadias de concreto.
👀✋ Só uma pausa! Estou ajudando? Então leia também "por que o projeto estrutural é seguro?"
O formato retangular segura melhor as possíveis movimentações do material de preenchimento, garantindo melhor aderência.
Também deve-se tomar cuidado para que a parte corroída da armadura seja totalmente exposta.
Tipo assim, deve-se remover o concreto até pelo menos uns 5cm além da área afetada para ambos os lados e deve-se aprofundar a remoção de tal forma que possa passar livremente os dedos abaixo da barra de aço.
Com auxílio de uma escova de aço deve-se remover totalmente a ferrugem das armaduras.
Verifica-se, com auxílio de um paquímetro se a redução de diâmetro da barra de aço foi significativa.
Se a bitola do aço diminuiu 10% ou mais será necessário reforçar (reforço estrutural, assunto para outra postagem, que certamente farei).
Caso não tenha diminuído tanto, teremos que apenas recuperar. Após a limpeza da armadura com escova de aço, deve-se proceder à completa remoção dos detritos de concreto e de ferrugem.
Depois deve-se aplicar com pincel um produto inibidor de corrosão sobre a armadura (existem vários no mercado e de várias marcas).
Depois é só completar o espaço com um material mais forte que o concreto existente.
Pra isso o mercado de materiais de construção também disponibiliza vários produtos de várias marcas, tipo uma argamassa polimérica ou um graute.
Se vai usar um ou o outro aí vai depender da situação.
Quer saber mais? Entre em contato comigo através do formulário abaixo.
0 Comentários