Importância de uma vistoria de vizinhança

Muito se ouve falar em vistoria, inspeção e perícia. E a galera no geral pensa que é tudo a mesma coisa. Já expliquei em outro texto a diferença que existe entre estas ferramentas da engenharia diagnóstica. 

Se quer saber quais são essas diferenças, é só dar uma lida aqui mesmo no blog sobre este assunto.

Se você leu sobre o assunto você provavelmente deve estar pensando que a vistoria é o menos importante entre os métodos da engenharia diagnóstica, dado o nível de detalhamento, que é o menor. 

Correto? Não, errado!

Tanto a vistoria quanto as outras metodologias da engenharia diagnóstica são igualmente importantes. Só precisa saber a situação em que se aplica cada uma. 

E uma forma de vistoria que é de extrema importância, pois pode salvaguardar seu imóvel (patrimônio material), é a vistoria cautelar de vizinhança.

Vou te dar um exemplo hipotético: vai ter uma obra pública de construção de um metrô perto da sua casa, uma obra faraônica que mesmo de longe assusta.

Assusta, pois as máquinas pesadas, como rolos compactadores, caminhões-caçamba, entre outros, geram muito barulho e vibrações no solo.

Essas vibrações podem ter efeitos devastadores até uma certa distância. Se sua casa estiver dentro deste raio de ação, você poderá sofrer com as consequências.

Durante a obra sua casa pode apresentar fissuras, rachaduras, piso trincando, etc. Isso acarretará gastos com reparo, recuperação de estruturas, reformas, muitas dores de cabeça.

Mas se tiver um relatório fotográfico detalhado, datado e assinado por um engenheiro civil provando que sua edificação estava numa condição anterior à obra diferente do pós obra? 

Mas devo te lembrar que este relatório não pode ser retroativo, pois deve estar recheado de fotos da situação anterior de sua edificação e deve ter o respaldo da assinatura de um profissional habilitado. No caso, o engenheiro civil.

E lembrando que existe relatório de vistoria e laudo técnico, que é ferramenta da inspeção, da auditoria e da perícia.

Com este relatório em mãos você não pensará duas vezes antes de investir judicialmente contra a empresa contratada ou contra o contratante, para ser indenizado por danos materiais. Agora, imagine se você não tiver nada que comprove o dito?

Aí a situação já fica mais difícil porque poderia ser causa ganha, mas você não procurou um engenheiro civil logo no início da obra para fazer essa vistoria, não é mesmo?

Em situações como esta, previna-se!

Procure um engenheiro civil habilitado e, acima de tudo, capacitado para fazer uma vistoria cautelar de vizinhança. Quer saber mais? Pode entrar em contato comigo!


Postar um comentário

0 Comentários