O acúmulo de ar na tubulação é um problema comum que pode afetar o desempenho do sistema hidráulico residencial. O ar pode entrar nas tubulações por diferentes motivos, como reparos recentes, interrupção no fornecimento de água ou instalação inadequada de equipamentos. Cuidado, sua obra precisa de um projeto completinho pra evitar não apenas esse tipo de problema.
Sinais de Acúmulo de Ar
- Ruídos de Batida ou Vibração: Tubulações com ar podem gerar sons de batidas ou vibrações quando a água é aberta.
- Baixa Pressão de Água: O ar na tubulação pode reduzir a pressão da água nas torneiras e chuveiros. Sabe aquele momento em que a água começa a sair fraquinha da torneira? Pois é!
- Água Saindo com Interrupções: Ao abrir uma torneira, a água pode sair de forma irregular, com interrupções. E é quando aparecem aqueles "chiados" rsrs...
Esqueci alguma coisa? Ajuda aí, deixe nos comentários!
Como Extrair Ar da Tubulação Residencial
Se você fizer uma pesquisa na internet, muito provavelmente vai encontrar os seguintes passos:
Identificação do Ponto de Entrada de Ar: Em casos de problemas evidentes, é importante localizar o ponto de entrada de ar na tubulação. Verificar se há vazamentos, torneiras pingando ou qualquer ponto onde o ar possa ter entrado.
Procedimento de Sangria: A sangria é o processo de remoção do ar da tubulação. Para isso, siga estes passos:
Desligue o Sistema: Certifique-se de que todas as torneiras e válvulas de água estejam fechadas.
Abra as Torneiras: Comece pelas torneiras mais altas da residência, como os chuveiros ou torneiras superiores, e vá descendo para as mais baixas.
Deixe a Água Fluir: Abra completamente as torneiras por alguns minutos. Isso permitirá que o ar preso escape da tubulação. À medida que o ar sai, a água fluirá de maneira uniforme.
Feche as Torneiras: Feche as torneiras na ordem inversa em que foram abertas, das mais baixas para as mais altas.
Pode ser que isso resolva, mas nunca testei!
Como não estou aqui pra fazer cópia dos outros, vou te falar um procedimento testado e aprovado na prática até por mim mesmo, que já cansei de extrair o ar na tubulação de minha casa.
E antes que alguém repita o famoso ditado "casa de ferreiro, espeto de pau" devo informar, em minha defesa, que o ar entrava na tubulação quando o reservatório superior esvaziava. O ar entrava pela saída de água da caixa d'água naquele momento do esvaziamento.
Isso acontecia por causa da falta de água na rede pública da concessionária de água daqui da Bahia.
Mas como bom engenheiro que sou - modéstia à parte - resolvi o problema com um reservatório inferior com o quíntuplo de capacidade e um sistema de bombeio com bóias automáticas bem sincronizadas. Além de outros detalhes que fazem toda a diferença, como válvula de retenção no lugar certo.
Ficou curioso? Deixa nos comentários aí em baixo se você quiser que eu poste em breve como eu dei esta solução lá na minha casa.
Agora, vamos ao método!
Primeira coisa a fazer é identificar os aparelhos (torneiras, chuveiros, etc.) que foram afetados pela falta de ar. Isso porque a instalação hidráulica da casa pode estar setorizada através de registros de manobra.
Vamos supor que a torneira do banheiro ficou bem fraca logo após uma falta de água na rede, mesmo depois que a água voltou e o reservatório encheu. Então é por aí que você vai começar!
Abra toda a torneira do lavatório, abra todo o registro do chuveiro, mesmo que não esteja caindo nem um pingo de água. Claro, o problema é esse, né?! rsrs... Agora procure o aparelho mais baixo. Geralmente, é aquela duchinha que fica perto do vaso. Você vai começar por aí, pelo lugar mais baixo.
Desenrosque a ducha e desconecte ela totalmente do joelho da instalação (Se a instalação estiver correta esse joelho é aquele azul com bucha de latão). Você vai tomar um banho sem querer porque vai voar água pra todo lado...
Então se prepara com muitos recipientes se não quiser perder essa água, nem transformar o banheiro numa lagoa! Deixa a água jorrando à vontade. Em poucos segundos você vai perceber o ar saindo daquele ponto. Ele fica soprando e faz barulho, você vai perceber!
Deixa o ar sair do ponto da ducha até a torneira e o chuveiro abertos começarem a funcionar normalmente. Pronto! Pode recolocar a ducha no lugar! Seu problema está resolvido!
Gostou? Comenta aí!
Vai começar uma obra de reforma ou construção? Quer começar do jeito certo pra evitar futuras dores de cabeça? Então não deixe de conversar antes com um engenheiro civil.
E por que não um arquiteto, Josiário? Pode sim, mas antes veja quais são as diferenças entre esses dois nesse artigo aqui.
0 Comentários