O arquiteto e o engenheiro civil

Muita gente confunde as atribuições de um arquiteto com as de um engenheiro civil

São profissões que lidam com o mesmo objeto, mas existem algumas diferenças. Eu sou suspeito para falar do assunto, pois sou engenheiro civil e tenho que tomar todo cuidado pra não puxar a brasa pra minha sardinha. 

Quero deixar bem claro que o que escrevo aqui é minha opinião e prometo que vou tentar não ser tendencioso nas palavras. 

Eu costumo dizer a grosso modo que o engenheiro civil se ocupa de aspectos estruturais, enquanto que o arquiteto se ocupa da estética das edificações. 

Mas vamos com calma para que ninguém fique pensando que o arquiteto é um artista e que a função do engenheiro se resume a calcular lajes, vigas e pilares!

O destaque do arquiteto pode até ser a estética e o do engenheiro a execução, mas nada além do bom senso impede que um faça o mesmo que o outro, ainda mais quando não há proibições legais. 

Além disso, na faculdade ambos tiveram aulas de disciplinas ligadas às duas áreas. Acho válido que um entenda do trabalho do outro, pois um projeto arquitetônico pode ser otimizado quando se contempla outros aspectos além da estética e funcionalidade. 

Isso evita que o engenheiro saia riscando o projeto do seu colega arquiteto dizendo "... isso aqui não pode! isso aqui também não! Inexequível! Tira isso!..."

Hoje em dia vemos muitos engenheiros civis fazendo projeto de edificações (arquitetônico) e arquitetos gerenciando obras, por que não? Na maior parte das vezes que me procuram para fazer algum trabalho a demanda é por laudos técnicos, projeto estrutural e arquitetônico

Com relação a este último eu analiso bem antes de aceitar. Primeiro procuro saber se o objetivo do cliente é romântico ou técnico.
Vou explicar!

Imagine um cliente que quer uma casa bem dividida, que aproveite bem o espaço disponível do terreno, que seja confortável térmica e acusticamente, sem embaraços com a fiscalização da prefeitura ou do CREA, haja vista que será construída de acordo com a técnica correta e a legislação pertinente. 

Este cliente tem um objetivo técnico! Sugiro a ele que procure um engenheiro civil ou um arquiteto. Ambos servirão bem ao propósito! 

Já fiz alguns projetos de edificações de três andares em que meus clientes não demonstraram grandes preocupações com a estética da fachada e quiseram apenas um bom aproveitamento do espaço, (economia) uso racional de materiais e segurança estrutural. Trabalhei sem arquiteto e ninguém reclamou... rsrs.

Imagine agora que alguém quer construir uma casa para morar e quer que seja muito linda, com uma escada diferente, uma fachada que transcreva a sua personalidade, as cores que combinam, todo conforto termo-acústico, etc. 

Este cliente tem um objetivo romântico e sugiro a ele que procure um arquiteto, mas não poderá dispensar o engenheiro, pois apenas o projeto arquitetônico não é suficiente para o empreendimento. 

Para que sua obra seja bem executada, precisará também de projetos complementares, como instalações hidrossanitárias (água e esgoto), instalações elétricas e projeto estrutural, além de um bom profissional para acompanhar a execução do sonho que está saindo do papel e isso o engenheiro faz muito bem! 

Para evitar problemas com a prefeitura ou com o CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -, a construção deve atender as exigências do código de obras da cidade e deve ter um documento denominado ART - Anotação de Responsabilidade Técnica -, que é providenciado pelo engenheiro antes ou durante a obra. 

Antes os arquitetos também retiravam este documento, mas eles se desvincularam do CREA e criaram um conselho só para eles, o CAU - Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Bom... isso foi uma breve apresentação destes profissionais. Qualquer dúvida ou consideração sobre o assunto é só deixar nos comentários.

Caso alguém queira construir, porém não quer gastar com os serviços de um arquiteto ou engenheiro, eu recomendo estes 9 projetos de casas populares. Já é um belo ponto de partida, melhor do que construir "nas coxas"...

Postar um comentário

0 Comentários