Bom, em primeiro lugar, quero lembrar que não sou corretor de imóveis. Portanto, devo me restringir a aspectos técnicos apesar de minha teimosia que ataca de vez em quando.
Pois é, só quero deixar claro que o que vou expor aqui é uma opinião de engenheiro e não de corretor imobiliário. Mas, se acharem que tem lógica e concordarem comigo é porque eu não sou tão ruim assim... rsrs...
Resolvi falar deste assunto porque estive procurando um lote pra comprar, recentemente, e achei de tudo que se pode imaginar na minha cidade, desde terrenos grandes com preços relativamente baixos até lotes pequenos com valores muito altos.
A Avenida Artêmia Pires está entre os locais mais valorizados de Feira de Santana e acredito que ainda vai crescer muito mais. Fiquei impressionado como valorizou tanto, pois há um certo tempo atrás, quando adolescente, eu fazia caminhada com o pessoal da igreja e os carros passavam cobrindo a gente de poeira.
Não havia nada além de casinhas simples, fazendas, mato! Hoje, quem tem propriedade por lá tem um potencial enorme nas mãos. Ah, se eu tivesse uma bola de cristal!
Mas vamos lá! A maioria das pessoas é individualista. Você percebe isso quando chega em algum bairro onde algumas construções avançam o passeio público.
Neste caso, não é só individualismo, estão "roubando" a prefeitura. Mas se o dinheiro que o município usa para fazer nossas calçadas vem dos impostos que nós mesmos pagamos, algum espertinho pode dizer "isso não é roubo, é ressarcimento!".
Tá bom, espertinho, então manda todos de sua rua buscarem o ressarcimento do que a prefeitura a prefeitura "rouba" de vocês! Se a prefeitura não ver a tempo de embargar a obra e multar a todos, então você fica com rua sem passeio, casas encostadas no meio fio, olha que legal?! rsrs... aí também vem a questão imobiliária, o local fica desvalorizado.
Ops! Uma pequena pausa. Este assunto também está relacionado a "projetar a própria casa?"
Bom... isso foi apenas um exemplo.
E o interessante é que as pessoas botam o preço lá em cima só porque está perto de uma avenida famosa, ou pavimentou recentemente. A falta de esgotamento sanitário adequado, rampas construídas em sarjetas, desalinhamento das casas vizinhas, entre outras coisas, diminuem muito a atratividade da rua.
Pelo menos pra mim, que não quis nem saber de locais assim. Além disso, estas "coisinhas" denunciam o nível de instrução e de educação dos moradores. O pensamento imediatista e individualista faz com que as pessoas não invistam em fazer o certo, que custa mais caro no começo, mas gera muito mais satisfação a longo prazo.
Bom... voltando a minha aventura de procurar um terreno. Analisei alguns aspectos técnicos importantes nos terrenos que me apresentaram, já que pretendo construir muito, no futuro. De cara, acho que todo mundo sabe que terreno bom é terreno plano, pois não precisa de muito corte ou aterro.
Terreno estreito é perigoso, não pode ter menos de 5m de largura, pois fica difícil construir. Além de que, se o terreno não estiver no esquadro, mesmo que os lados do fundo e da frente meçam 5 metros certinho, você pode estar sendo enganado.
A medida correta é a menor distância entre as duas laterais. É o cateto, e não a hipotenusa! Se não observar isso, quando construir vai ficar sabendo, mas aí não é uma hora boa pra saber disso!
Sabe um outro problema que também acontece? Pedra! Como é que faz a valas para tubulações de esgoto e dá o caimento?
Outro? terreno com inclinação para o fundo onde tem um vizinho chato - cof! cof! desculpe, quis dizer criterioso - e fica difícil pra você jogar o esgoto pra frente ou pra trás!
Outro? Infiltração! Cuidado com terrenos de "baixadas"! Capriche na impermeabilização sempre! SEMPRE!
Outro? Nível do terreno mais baixo que o nível da rua. Cuidado com a chuva!
Pra tudo dá-se um jeito, mas é óbvio que gasta mais! Então, melhor evitar, não é mesmo?!
Meu conselho agora para o final deste texto: Bairro planejado parece ser uma ótima opção pra adquirir lote. Pelo menos muitos aspectos técnicos não deixam a desejar.
Mas mesmo assim é bom abrir os olhos na escolha do lote dentro bairro, como proximidade a praças - que não acho muito bom -, preço - às vezes os corretores se aproveitam da aparência do local e forçam muito a barra -, entre outras coisas.
Bom... é isso aí... Espero que eu tenha ajudado. Qualquer dúvidas, pode postar nos comentário ou entre em contato aqui!
0 Comentários