Sabemos que é muito caro contratar um profissional habilitado para projetar uma casa. Pelo menos em parte esta afirmação está correta.
Sabe aquele ditado "o barato pode sair caro"? Pois é isso mesmo que acontece quando o profissional contratado é habilitado, mas não é qualificado para a tarefa. Habilitado e qualificado são duas características completamente diferentes.
Exemplo: Qualquer engenheiro é habilitado para fiscalizar obras, mas não é qualquer engenheiro que é qualificado para esta atividade. Às vezes o que parece ser caro, na verdade compensa muito a longo ou médio prazo.
É por isso que sempre aconselho: quer construir, faça os projetos antes e contrate um bom profissional para acompanhar sua obra!
Contrate um arquiteto para fazer um projeto arquitetônico e um engenheiro para fazer os projetos complementares e também, se possível, umas visitinhas periódicas na obra!
Mas... nem todo mundo está disposto a ter estas despesas no início da obra e preferem projetar a própria casa. Sabe o porquê?
Por dois simples motivos:
1 - A maioria das pessoas são imediatistas com relação à economia, não enxergam benefícios a longo prazo.
Estas pessoas acham que o engenheiro ou o arquiteto são "um luxo" e só vão aumentar o custo do empreendimento. Por isso só contratam quando existe alguma exigência legal, tipo aprovação de prefeitura, multa do CREA, etc. Se identificou? Veja o próximo motivo!
2 - Como comparar algo que foi feito de um jeito com algo que SERIA feito de outro jeito? Comparação meio difícil, ainda mais quando se trata de construção, que sofre a influência de tantos contratempos (chuva, acidentes, atraso de material, etc.).
Portanto, agora vai uma dica para quem pensa assim: se for contratar um projetista diga que o mais importante para você no tripé "economia, funcionalidade e estética" é justamente a primeira "perninha".
Isso se o mais importante mesmo for a economia. Algumas pessoas preferem pagar um pouco mais caro pra ter mais funcionalidade, outras investem na estética.
Qualquer projetista deve ser capaz de unir as três, pois existem os parâmetros mínimos a serem atendidos. Mas ele dará um foco maior naquilo que o cliente mostrar mais interesse.
E se o profissional for um habilitado mais que qualificado, melhor ainda. Lembrando que um profissional qualificado não é aquele que sabe fazer tudo. Tenha muito cuidado com esse tipo de gente.
Pois só visam o dinheiro e para aumentarem sua margem de lucro dispensam parceiros ou ajudantes. E muitas vezes precisamos de bons parceiros para fazerem a parte do trabalho em que não somos tão bons.
Um exemplo, eu como engenheiro civil habilitado e qualificado a fazer laudos técnicos terei que fazer parcerias com um calculista de estruturas.
Pois haverá situações complicadas em que terei que coletar o "parecer" deste profissional para enriquecer o meu laudo técnico.
É como um médico clínico geral, que precisa de encaminhar o paciente para os especialistas. Veja mais neste artigo aqui!
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou entre em contato aqui!
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários ou entre em contato aqui!
0 Comentários