Qual o risco de adicionar muito aço no concreto estrutural? Muita gente pensaria "nenhum, pois quanto mais aço, mais resistente a peça fica!". No entanto, não é bem assim. Colocar muito aço no concreto não é bom por duas razões:
Primeiro, não é bom do ponto de vista econômico porque está havendo gasto de aço além do suficiente.
Segundo, não é bom também do ponto de vista de segurança, ao contrário do que se pensa, e já vou explicar o porquê.
Existe uma quantidade ideal de armadura a ser colocada numa peça estrutural de concreto (viga, laje, pilar, etc.). Se o esforço solicitado sobre esta peça ultrapassar o limite para o qual ela foi feita, a estrutura da edificação vai começar a mostrar que tem algo errado.
No caso de uma viga, por exemplo, acontece o que os engenheiros chamam de flexão. A viga começa a "fletir", ou seja, fica encurvada, mas não rompe de imediato!
Este comportamento da dupla concreto + aço é benéfico, pois representa um "aviso prévio de ruptura" para que as pessoas procurem se proteger antes que a estrutura venha abaixo e o pior aconteça. Nestes casos o melhor a fazer é tirar logo todo mundo de baixo e escorar a peça.
Agora imagine que a quantidade de aço esteja muito acima do valor ideal. Isso não é bom, porque na situação citada de um carregamento acima da capacidade da peça, o concreto pode romper sem o tal "aviso prévio".
Isso acontece porque o aço resiste mais ao ser "esticado", muito... muito mais do que o concreto. Então o concreto rompe primeiro e ninguém percebe antes de acontecer, pois tinha muito aço impedindo a viga de se deformar aos poucos.
Deformando-se aos poucos ela mostra uma curvatura detectável aos olhos humanos antes da ruptura final.
E se o aço estiver numa quantidade inferior à ideal é ruim também, pois aí é que a peça de concreto vai romper ligeirinho mesmo! Faz isso não! Faz um projeto estrutural que é melhor, pois vai unir segurança com economia de material.
Bom... concreto estrutural é assim mesmo. Não pode ter muito nem pouco aço, tem que estar na medida certa! Qualquer dúvida é só deixar nos comentários que vou saná-las na medida do possível.
0 Comentários