O cimento é quimicamente reativo com a água. Logo, o primeiro passo após a compra deste material é tomar o devido cuidado na armazenagem.
Ao comprar o material veja também a validade pra saber quanto tempo pode ficar parado.
Armazenamento
Armazenamento
Nunca deixe o saco de cimento em contato com o solo, pois a umidade pode penetrar por ascensão, ultrapassar a embalagem e assim estragar o material. Por isso, as pilhas de cimento devem estar sobre uma estrutura de madeira.
Não precisa ser nada muito bonitinho, basta que sejam tábuas apoiadas em duas peças lineares de madeira, de modo que as tábuas não toquem o chão - uma mesa baixa improvisada! Pronto, as pilhas de cimento ficam em cima das tábuas.
Pode-se usar qualquer outra solução, desde que se evite o contato direto ou indireto do cimento com a umidade.
Ah, falando-se em empilhamento de sacos de cimento, nunca deixe mais do que 10 sacos na mesma pilha, que deve também estar afastada no mínimo uns 30 centímetros da parede.
Caso não sejam tomados estes cuidados, o cimento pode ficar "empedrado" antes da validade.
Cimento vs água
Quando você for utilizar o cimento para fazer concreto, saiba que se for adicionada muita água o concreto vai ficar fraco! Com muita água, o concreto fica muito poroso. Portanto, muito fraco!
Quanto menos água puder adicionar, mais forte e menos poroso será o concreto. Portanto, será mais durável!
Claro que existe um limite mínimo de água adicionada. Abaixo deste limite o efeito será o contrário, pois com pouca água o cimento não vai hidratar adequadamente.
Logo, existe uma proporção ideal de água para adicionar, chamada fator água-cimento. A relação (ou fator) água-cimento ideal gira em torno de 0,35. Muito acima disso, o concreto fresco vira uma "sopa", fraquinho, fraquinho...
E muito abaixo disso, ele vira uma "farofa"... A "peãozada" adora jogar muita água na concreto fresco, pois assim fica mais fácil de trabalhar. Mas o que quer dizer este número?
A/C = 0,35 significa que são 35 litros de água para cada 100kg de cimento na mistura.
Ou seja, 35/100 = 0,35. É uma proporção. Pode ser 17,5/50, ou 8,75/25, ...
No caso de argamassa, a lógica não é bem essa! O que se deve levar em consideração é a relação cimento/materiais secos.
Portanto, quando estiver fazendo uma parede de blocos, não use pouca água na argamassa de assentamento, pensando que vai ficar forte porque não vai!
Falarei em outra postagem sobre argamassas e explicarei melhor sobre dosagem dos componentes.
0 Comentários